Datas importantes:

Datas Importantes Inscrições de 13/09/16 a 13/10/16.

Edital 5ª Olimpíada


REGULAMENTO


1. Os objetivos
A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, dos projetos de Extensão Mutirão pela Inclusão Digital e Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática para as Escolas Públicas com o Ensino da Matemática da Universidade de Passo Fundo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Passo. Seus objetivos são:
a) Promover a introdução de programação de computadores no ensino fundamental, através do Scratch;
b) Criar novas formas de utilização dos recursos de informática das escolas para o auxilio nas diversas áreas do conhecimento;
c) Proporcionar novos desafios aos estudantes, visando à interdisciplinaridade;
d) Aproximar a Universidade das redes de ensino.

2. Os participantes
A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma competição destinada aos estudantes de escolas do ensino fundamental, a partir do quinto ano.

3. Estrutura da Olimpíada

A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental ocorrerá em três etapas: inscrição, treinamento e competição.

3.1 Inscrição e confirmação das inscrições

a) As inscrições são gratuitas;
b) As equipes devem ser compostas por um professor responsável,, três alunos titulares e dois alunos suplentes do ensino fundamental do município, a partir do quinto ano;
Nota 1: Os municípios e escolas participantes deverão garantir a participação dos integrantes das equipes, o translado dos mesmos para o local da olimpíada.
Nota 2: Nada impede que um único município tenha equipes formadas por alunos de diferentes escolas e equipes formadas exclusivamente por alunos da mesma escola.
c) Os professores responsáveis deverão designar os componentes de sua equipe no momento da inscrição;
d) A inscrição ocorrerá no período de 13 de setembro de 2016 a 13 de outubro de 2016, através do site (olimpiadasupf.blogspot.com)
e) As equipes inscritas deverão entregar os documentos listados a seguir até dia 26 de novembro de 2016, através do e-mail olimpiadaprogramacao@gmail.com ou pessoalmente no local da competição (Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo) .
Documentos:
- cópia do comprovante de matrícula dos componentes das equipes.
- cópia de um documento que comprove a lotação ou o estágio supervisionado do professor responsável pela equipe.



f) Importante: As equipes deverão manifestar a confirmação da inscrição até 18 de novembro de 2016, através do email da Olimpíada (olimpiadaprogramacao@gmail.com).

3.2 Treinamento
a) As equipes poderão participar de oficina on line preparatória  para orientar seus estudantes na execução dos desafios semanais, através do e-mail olimpiadaprogramacao@gmail.com.
NOTA 1: a equipe poderá escolher uma das datas de treinamento listadas a seguir:
Datas e horários de treinamento
- 19/10: das 14 horas às 17 horas;
- 26/10: das 14 horas às 17 horas;
- 02/11: das 14 horas às 17 horas.
NOTA 2: fica facultativo a participação das equipes inscritas nos treinamentos, porém as mesmas devem confirmar sua inscrição até 18 de novembro de 2016.
b) No decorrer de seis semanas, as equipes poderão realizar tarefas disponibilizadas pela organização através do site  http://olimpiadasupf.blogspot.com.br/p/etapa-eliminatoria.html, no item Treinamento,  e postar suas soluções na galeria da olimpíada, dentro do site do Scratch (scratch.mit.edu);

3.3 Competição
Esta etapa ocorrerá no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, no dia 26 de novembro de 2016.
a) A competição inicia às 9 horas e tem duração de 2 h 30 min;
b) As equipes deverão estar no local da competição às 8 h  30 min;
c) Os resultados serão divulgados até 12 horas.
d) Transcorridos trinta minutos de competição, a substituição de qualquer componente titular da equipe pelo suplente poderá ser realizada. Será possível solicitar apenas duas substituições por equipe. A substituição deve ser solicitada pelo professor responsável pela equipe aos supervisores.
e) Será permitido ao professor, caso deseje, a consulta ao material impresso que contém os desafios somente nos trinta minutos iniciais da realização da competição;
f) Transcorridos trinta minutos de competição será permitida a solicitação de até dois tempos de cinco minutos para cada equipe, por parte do professor responsável ou o líder da equipe. Para receber orientações de um membro da organização do evento, os componentes da equipe juntamente com um fiscal deslocar-se-ão ao local designado para esta atividade;
g) Os estudantes integrantes da equipe terão à sua disposição um computador e materiais necessários para rascunhar e/ou esboçar os desafios;
h) A cada desafio desenvolvido, as equipes deverão salvar a programação utilizada em um arquivo compartilhado com a equipe avaliadora;
i) O arquivo salvo deverá informar o número do desafio a ser avaliado;
j) O fiscal deverá acompanhar o compartilhamento do arquivo à banca avaliadora;
l) Caso o desafio entregue não esteja de acordo com os critérios estabelecidos na questão, a banca avaliadora irá devolvê-lo à equipe, sugerindo o requisito não cumprido;
m) Dos desafios realizados e avaliados, cada equipe poderá escolher somente um desafio para refazer e reenviar, dentro do tempo da competição. Sendo que está terá uma pontuação diferenciada conforme orientações descritas na prova impressa.
n) Se o desafio entregue for uma reavaliação, o arquivo deverá ser renomeado conforme instruções que constarão no material impresso;
Importante: Enquanto a banca estiver avaliando o desafio entregue, as equipes deverão continuar desenvolvendo os demais desafios.
o) O material impresso que será entregue as equipes conterá três desafios com sua respectiva pontuação.

4. Responsabilidades das bancas, avaliadores, supervisores, fiscais e líder de equipe.
4.1 Responsabilidades das bancas de elaboração do material impresso:
a) Elaborar os desafios;
b) Elaborar os critérios de avaliação;
c) Elaborar o relatório de avaliação.

4.2 Responsabilidades dos avaliadores:
a) Avaliar os desafios;
b) Manter as equipes informadas acerca dos desafios já realizados através da atualização de um placar;
c) Realizar o somatório da pontuação;
d) Divulgar os resultados.

4.3 Responsabilidades dos supervisores das bancas:
a) Auxiliar as bancas de elaboração e de correção, em caso de dúvidas;
b) Orientar os professores sobre procedimentos e critérios de avaliação da olimpíada;
c) Acompanhar as equipes nas orientações;
d) Controlar os tempos destinados à orientação;
e) Fazer a substituição de titulares pelos suplentes, quando solicitado pelo professor ou pela equipe.

4.4 Responsabilidades dos fiscais:
a) Auxiliar na parte técnica (manutenção das máquinas, entrega de materiais);
b) Solicitar ao supervisor, a pedido da equipe, os tempos para orientação;
c) Acompanhar o envio dos desafios.

4.5 Responsabilidades do Líder da Equipe:
a) Organizar a equipe para a resolução dos desafios;
b) Participar na solução dos desafios;
c) Solicitar ao fiscal os tempos para orientação;
d) Salvar os desafios no arquivo compartilhado com os avaliadores.

5. A coordenação
A coordenação da olimpíada está a cargo de uma comissão formada por professores e acadêmicos integrantes do GEPID, dos projetos de Extensão Mutirão pela Inclusão Digital e Projeto de Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática para as Escolas Públicas com o Ensino da Matemática.

7. Classificação
Trinta minutos antes do final da competição o painel eletrônico será congelado, para finalização da avaliação e dos critérios de desempate. A classificação das equipes será divulgada pela banca avaliadora, no painel eletrônico.

8. Premiação
a) Todos os participantes da olimpíada receberão certificação pela participação;
b) Serão premiadas com medalhas e troféus as equipes e escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares.

9. Cerimônia de premiação
Após a divulgação dos resultados, será realizada cerimônia de premiação.

10. Disposições gerais
Os casos não previstos no regulamento serão analisados pela equipe organizadora do evento.

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