1. Os objetivos
A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, dos projetos de Extensão Mutirão pela Inclusão Digital e Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática para as Escolas Públicas com o Ensino da Matemática da Universidade de Passo Fundo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Passo Fundo. Seus objetivos são:
A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, dos projetos de Extensão Mutirão pela Inclusão Digital e Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática para as Escolas Públicas com o Ensino da Matemática da Universidade de Passo Fundo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Passo Fundo. Seus objetivos são:
- Promover a introdução de programação de computadores no ensino fundamental, através do Scratch;
- Criar novas formas de utilização dos recursos de informática das escolas para o auxilio nas diversas áreas do conhecimento;
- Proporcionar novos desafios aos estudantes, visando à interdisciplinaridade;
- Aproximar a Universidade das redes de ensino.
2. Os participantes
A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma competição destinada aos estudantes de escolas do ensino fundamental, a partir do quinto ano.
A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma competição destinada aos estudantes de escolas do ensino fundamental, a partir do quinto ano.
3. Proposta de Olimpíadas para os NTEs
3.1 A realização
A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental ocorrerá em três etapas: inscrição das escolas e/ou alunos, treinamento na cidade, região ou escola e a competição entre as equipes formadas nos NTE’s.
3.1 A realização
A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental ocorrerá em três etapas: inscrição das escolas e/ou alunos, treinamento na cidade, região ou escola e a competição entre as equipes formadas nos NTE’s.
3.1.1 Divulgação e Inscrição
- Propor que o NTE divulgue entre as escolas pertencentes ao seu núcleo a realização da olimpíada e como a mesma ocorrerá, bem como a data que a olimpíada irá ocorrer.
- Elaborar uma proposta de inscrição, bem como a composição das equipes. Sugestão: arrumar o link de inscrições As equipes podem ser compostas por um professor responsável, três alunos titulares e dois alunos suplentes.
- Definir o número equipes para a competição e o período de inscrição;
3.1.2 Treinamento
- Oportunizar momentos preparatórios para orientar seus estudantes na execução de desafios. [Clique aqui para acessar a sugestão de desafios]
- Propor que as equipes realizem tarefas semanais disponibilizadas pela organização.
- Atividades complementares no livro Programação de Computadores na Educação - Um passo a passo utilizando o Scratch
3.1.3 Competição
- Definir local e data da competição final do NTE;
- Definir regras para a execução das atividades no dia da competição. Sugestão: O regulamento oficial das Olimpíadas de Programação de Computadores de Passo Fundo [Clique]
4. Culminância
Com a realização da Olimpíada no seu NTE propomos que as equipes campeãs participem da Olimpíada de Programação no município de Passo Fundo no dia 26 de novembro de 2016 a partir das 8h e 30min.
5. Apoio
A equipe organizadora da OPCEEF coloca-se a disposição para auxiliar na organização da sua olimpíada, na elaboração das provas e nos critérios de avaliação dos desafios propostos. Contato por e-mail: olimpiada.mutirao.upf@gmail.com
A equipe organizadora da OPCEEF coloca-se a disposição para auxiliar na organização da sua olimpíada, na elaboração das provas e nos critérios de avaliação dos desafios propostos. Contato por e-mail: olimpiada.mutirao.upf@gmail.com
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