Datas importantes:

Datas Importantes Inscrições de 13/09/16 a 13/10/16.

Etapa Preparatória

1. Os objetivos

A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, dos projetos de Extensão Mutirão pela Inclusão Digital e Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática para as Escolas Públicas com o Ensino da Matemática da Universidade de Passo Fundo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Passo Fundo. Seus objetivos são: 

  • Promover a introdução de programação de computadores no ensino fundamental, através do Scratch; 
  • Criar novas formas de utilização dos recursos de informática das escolas para o auxilio nas diversas áreas do conhecimento; 
  • Proporcionar novos desafios aos estudantes, visando à interdisciplinaridade;
  •  Aproximar a Universidade das redes de ensino. 

2. Os participantes

A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma competição destinada aos estudantes de escolas do ensino fundamental, a partir do quinto ano. 

3. Proposta de Olimpíadas para os NTEs

3.1 A realização 
A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental ocorrerá em três etapas: inscrição das escolas e/ou alunos, treinamento na cidade, região ou escola e a competição entre as equipes formadas nos NTE’s. 

3.1.1 Divulgação e Inscrição 

  • Propor que o NTE divulgue entre as escolas pertencentes ao seu núcleo a realização da olimpíada e como a mesma ocorrerá, bem como a data que a olimpíada irá ocorrer. 
  • Elaborar uma proposta de inscrição, bem como a composição das equipes. Sugestão: arrumar o link de inscrições As equipes podem ser compostas por um professor responsável, três alunos titulares e dois alunos suplentes. 
  • Definir o número equipes para a competição e o período de inscrição; 

3.1.2 Treinamento 

  • Oportunizar momentos preparatórios para orientar seus estudantes na execução de desafios. [Clique aqui para acessar a sugestão de desafios]
  • Propor que as equipes realizem tarefas semanais disponibilizadas pela organização. 
  • Atividades complementares no livro Programação de Computadores na Educação - Um passo a passo utilizando o Scratch 
Clique aqui e acesse o livro na íntegra!


3.1.3 Competição 

  • Definir local e data da competição final do NTE; 
  • Definir regras para a execução das atividades no dia da competição. Sugestão: O regulamento oficial das Olimpíadas de Programação de Computadores de Passo Fundo [Clique]
4. Culminância 
Com a realização da Olimpíada no seu NTE propomos que as equipes campeãs participem da Olimpíada de Programação no município de Passo Fundo no dia 26 de novembro de 2016 a partir das 8h e 30min. 

5. Apoio

A equipe organizadora da OPCEEF coloca-se a disposição para auxiliar na organização da sua olimpíada, na elaboração das provas e nos critérios de avaliação dos desafios propostos. Contato por e-mail: olimpiada.mutirao.upf@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário